Seja bem-vinda, seja bem-vindo ao meu MultilingueBlaBlog!
Muitas vezes, no meu trabalho, em casa ou na rua, há histórias e observações sobre coisas relacionadas a língua, linguística e aquisição da linguagem que me chamam particular atenção. Às vezes comento sobre elas com familiares, amigos e colegas que me dizem “Que interessante! Devias compartilhar isso com mais pessoas!” Então resolvi fazer isso através deste blog.
Irei tentar responder a eventuais perguntas ou convites para uma discussão mais aprofundada, mas devido à falta de tempo é possível que isso não aconteça com a rapidez desejada. Não deixe que a ausência de uma reação rápida da minha parte a/o impeça de contribuir. Talvez outros leitores respondam, contribuindo assim para uma troca de ideias que nos levem a todos a melhorar a forma como lidamos com o desenvolvimento da linguagem das nossas crianças! (Cada mensagem tem a sua própria página. Na parte inferior você encontrará um formulário para colocar a sua pergunta ou reação. Você pode chegar a ele clicando no título da mensagem).
Gostaria de publicar a sua própria mensagem no blog da Clínica Babilónica? Clique aqui!
Porque ficamos em casa 02-04-2021 - A pandemia COVID-19 tem um impacto profundo nas nossas vidas, nas nossas rotinas diárias e nas dos nossos filhos. As crianças são forçadas a ficar dentro de casa por mais tempo do que antes. Felizmente, já há umas semanas que eles voltaram a ir à escola e espero isto que continue assim! Há alguns dias… Continue a ler..
Compartilhe as suas experiências & observações! 12-11-2020 - Gostaria de publicar a sua própria mensagem na Clínica Babilónica? Pode fazê-lo! Ela será lida e certamente apreciada por muitos leitores! No entanto, se eu não considerar a sua contribuição suficientemente em harmonia com a abordagem e os objetivos da Clínica Babilónica, reservo-me o direito de não a publicar, ou de lhe pedir que a… Continue a ler..
Vídeo: Estimular o desenvolvimento da linguagem 22-06-2020 - Os vídeos nesta página podem ajudar pais e educadores a estimular o desenvolvimento da linguagem dos seus filhos multilíngues. Esses vídeos não estão prontos nem perfeitos. É possível que os temas e as sugestões nos vídeos sejam óbvias e lógicas para alguns pais. Talvez você já faça o que eu nos filmes aconselho a fazer.… Continue a ler..
Doutoura Manuela Julien,
Obrigado por mais um blog informativo e inspirador! Sou pai de dois rapazes de cinco e sete anos, vivo na Bélgica e quero muito que eles não percam o que já sabem do Português. Acho isto importante para assim eu poder continuar a comunicar bem na língua que eu melhor domino e também com o resto da família que vive em Cabo Verde.
Este seu último blog foi muito útil, não só porque o livro que a dra nos recomenda é sobre um tema muito atual, explicado de uma maneira simples que crianças entendem, mas também porque os personagens da história são meninas da mesma cor que a dos meus filhos. Infelizmente, não existem muitos livros com personagens com os quais as crianças não brancas se identifiquem…