Como estimular o desenvolvimento da linguagem das crianças multilingues

Aos pais / responsáveis,

Estas são algumas dicas para ajudá-lo a estimular o desenvolvimento da linguagem da  criança multilingue. Algumas destas coisas você provavelmente já faz, e outras talvez sejam novas.

Você talvez faça coisas que não constam desta carta e que você acha divertidas e úteis. Se quiser compartilhá-las, envie-me uma mensagem através de www.clinicababilonica.eu para que eu possa aprender e divulgá-las a outros pais.

Aqui estão as dicas:

  • Converse com o seu filho na língua que você domina melhor. Geralmente essa é a sua língua materna. Isso é importante para que o seu filho tenha um bom exemplo.
  • Converse com o seu filho sobre o que vocês vêm e fazem juntos. Isso permite ao seu filho ouvir os sons da sua língua e aprender novas palavras e frases. Se o seu filho souber muitas palavras na sua língua materna, ele aprenderá melhor o Neerlandês.
  • Cante com o seu filho cantigas (infantis) na sua língua materna. Cantar é educativo e quase toda criança gosta.
  • Leia histórias ou conte-as a partir de sua imaginação ou memória. Faça isso na língua que você domina melhor. Assim o seu filho aprenderá mais palavras e aprenderá a entender e a fazer frases cada vez mais complexas.
  • No YouTube há vários vídeos com dicas para ler ou contar uma história para o seu filho. Veja aqui dois exemplos: https://www.youtube.com/watch?v=8KZsIQz2SJ4 e https://www.youtube.com/watch?v=RevsJkhybiM
  • Incentive seu filho a contar histórias na língua que ele desejar. Depois fale sobre a história com ele. Faça perguntas, mas não se limite a perguntar “O que é isto? O que é aquilo?”, mas ajude seu filho fazendo-lhe perguntas que comecem com Quem, O quê, Porquê e Quando. Por exemplo: Quem está na história?’; ‘O que é que eles fazem ou fizeram?; Porque que é que fazem/fizeram isso?’; Quando é que isso aconteceu?’. Se ele fizer isso, as pessoas vão entender melhor a história que ele contar. Isso é particularmente importante na escola.

Às vezes é difícil encontrar livros em Português em países em que não se fala essa língua.

Nos sites a seguir, você encontrará livros em diferentes idiomas, inclusive o Portugês, e combinações de idiomas para ler ou escutar gratuitamente ou para comprar:

www.childrenslibrary.org
www.nik-nak.eu
www.milet.com
www.amazon.com
www.languagelizard.com

Não devemos esquecer o Neerlandês. Afinal, esse é o idioma da escola. Se você não sabe falar bem o Neerlandês, pode providenciar para que seu filho esteja mais exposto a esta língua através de outras pessoas. Você pode por exemplo fazer o seguinte:

  • Assista a programas educacionais de televisão em Neerlandês com seu filho. Você pode falar em Português sobre o que estão assistindo.
  • Incentive seu filho a brincar, por exemplo depois da escola, com crianças que falem bem o Neerlandês.
  • Num clube desportivo ou numa atividade que ele goste, o seu filho pode conhecer, conversar e fazer amizade com falantes da língua Neerlandesa e assim aprender novas palavras.
  • Peça a um amigo que fale bem o Neerlandês para ler histórias infantis para o seu filho. Mostre a essa pessoa o filminho “voorlezen doe je zo” no YouTube . É um filme em Neerlandês com dicas sobre como ler histórias para crianças: https://www.youtube.com/watch?v=gFg90GTIsUM

A sua língua materna e a sua cultura são um legado maravilhoso que você dá ao seu filho! Ele irá beneficiar e orgulhar-se disso toda vida. O multilinguismo tem muitas vantagens. Uma delas é que você e o seu filho podem comunicar sem dificuldade um com o outro e o seu filho pode comunicar com a família mais extensa. Isso é muito importante para o desenvolvimento emocional e social e para a formação da identidade do seu filho. Portanto, assegure-se que o domínio da língua materna NÃO diminui no momento em que o seu filho aprende o Neerlandês. O seu filho pode perfeitamente aprender as duas línguas ao mesmo tempo!

Para fazer um download deste texto, clique aqui pdf.

Geef een reactie

Reacties zijn zeer welkom. Je email adres wordt niet gepubliceerd. Berichten aan mij graag via het contactformulier. Bij verplichte velden staat een *

  +  22  =  30